Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HAM promove ação lúdica para conscientização sobre higiene das mãos
- Publicado em 18/05/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Controle de Infecções Hospitalares, Filantropia, HAM, Higienização das mãos, Hospital Aristides Maltez, Infecções Hospitalares, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, SCIH, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, SUS
Nesta quarta-feira (17), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Grupo de Teatro do Hospital Aristides Maltez (HAM) realizaram uma peça teatral sobre a importância da higienização das mãos entre setores do hospital. A ação foi promovida em homenagem ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, comemorado em 15 de maio, data também do lançamento oficial da “Campanha SCIH 2023 – Eu higienizo as mãos. E você?”, que terá desdobramentos durante todo o ano.
A infectologista e coordenadora do SCIH, Dra. Silene Dantas, explicou como a ação itinerante foi pensada: “Fizemos uma atividade em homenagem ao Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares para alcançar o público de uma maneira geral, tanto pacientes, quanto funcionários. Foi muito bonita a participação das pessoas em todos os setores em que a gente passou, consigamos sempre colocar, no contexto de todos, os princípios e pilares básicos do controle de infecções”.
A peça contou com a performance de três personagens com a paródia “Atrevida” (versão da música Terromoto – Anitta), idealizada por Nadja Castro, que faz parte do Grupo de Teatro, além da intervenção da equipe do SCIH para instruções sobre a higienização correta das mãos. As também integrantes do Grupo de Teatro, Lúcia Souza e Marlene Alves, explicaram como surgiu a ideia da peça: “Escolhemos trabalhar com duas bactérias como personagens. Para nós foi muito emocionante e gratificante passar informações importantes de forma lúdica e ver a satisfação na reação das pessoas”, disseram.
A acompanhante de um dos pacientes da unidade 100% SUS, Valdineia Novaes, compartilhou o que achou da experiência: “Quanto mais a gente prevenir, mais seguro a gente fica. Informação nunca é demais. Às vezes, a gente acha que sabe como lavar as mãos, mas deixa escapar algum procedimento. Foi muito importante para nós que estamos diariamente na rotina do hospital”.
Adriana Jesus, técnica de Enfermagem do setor de Cuidados Paliativos, também manifestou a sua opinião sobre a intervenção: “Eu achei muito interessante para as pessoas se conscientizarem que existem bactérias que ficam no ar, muita gente esquece disso. Serve como conhecimento para todos, pacientes, técnicos e acompanhantes”.
A ação contou ainda com o apoio do setor de Farmácia Central da unidade hospitalar e da Pluspharma, que realizou a doação de frascos de álcool gel a 70% para distribuição para profissionais, pacientes, acompanhantes e visitantes.
0 Comentários