
Em comemoração ao Dia das Crianças, festa anima manhã na Oncopediatria
- Publicado em 16/10/2019
- Câncer infantil, Câncer infantojuvenil, Combate ao câncer, Dia das Crianças, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncopediatria
Com direito a pintura no rosto, lanche especial, brincadeiras, presentes e muita música, as crianças e adolescentes da oncopediatria do Hospital Aristides Maltez (HAM) viveram uma manhã diferente e divertida. Organizada e realizada por voluntários da instituição, a festa em comemoração ao Dia das Crianças contou com a participação dos pais nas brincadeiras para garantir a diversão dos pequenos.
Voluntária pela primeira vez no hospital, Renata Paranhos, ou Tia Batatinha, como prefere ser chamada, fez atividades com os pacientes e pais, arrancando risos e aplausos dos presentes. Feliz de ter podido participar de um momento como esse, garante estar presente no Natal e levar ainda mais voluntários para os festejos natalinos: “É gratificante demais viver isso aqui. A gente é tomado por um sentimento tão bom quando recebe cada sorriso… Que se eu soubesse que essa troca era tão boa assim, já era voluntária há mais tempo. Mas nunca é tarde, não é? Em dezembro eu estarei de volta, pra poder começar 2020 cheia de boas energias e gratidão”, declarou.
Para José Ronario, 22 anos, paciente do HAM desde os 13 anos, viver as comemorações do Dias das Crianças é poder voltar à infância sem rótulos nem julgamentos: “Eu cheguei aqui, a oncopediatria tinha um ano ou dois de inaugurada… Não tinha a metade de criança que tem hoje. Fui tratado, passei quatro anos e meio em manutenção, tive rescidiva e precisei voltar e o que eu vejo é que de fato nada mudou. Esse ambiente bom… Eu me sinto bem. Estou pintando meu rosto e quero um carrinho de presente. Afinal, entrei aqui criança e é como me sinto a cada retorno, além de muito amado”, ressalta entre risos.
Iatusa Gomes, responsável pelas pinturas, não se limitou a colorir os rostos das crianças. Pais, colaboradores e demais voluntários que queriam entrar no clima da festa eram muito bem recebidos pela Tia Tusa. Voluntária do HAM, ela afirma que tirar alguns dias do ano para receber amor faz bem a todos os envolvidos: “Eu já era voluntária de outra instituição até que recebi o convite pra conhecer o Maltez e aqui estou. Percebi que as crianças ficam muito felizes com as minhas pinturas e isso me faz sentir diferente. Especial mesmo. Depois dessas ações, eu mudei alguns comportamentos e conceitos de vida. Sou, sem dúvidas, uma pessoa nova e melhor”, conclui.
0 Comentários