
Dia Mundial da Água: Comitê Gestor de Águas do HAM atua desde 2019
- Publicado em 22/03/2024
- 100% SUS, Água, Aristides Maltez, Combate ao câncer, Comitê Gestor de Águas, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, SUS, Sustentabilidade
O Comitê Gestor de Águas do Hospital Aristides Maltez (HAM) iniciou sua atuação em 2019 e, desde então, vem promovendo ações para a melhoria contínua da qualidade da água e do seu uso consciente na unidade filantrópica.
O monitoramento é feito através de testes laboratoriais, processos de tratamento, limpeza regular dos reservatórios, redutores de vazão para as torneiras e vasos sanitários, sistema de controle de entrada e saída de água com checagem ativa de bombas e tanques, dentre outros. Assim, a gestão da água vem sendo implementada como uma importante ação de sustentabilidade sempre em expansão. A ampliação das ações é contínua e visa abarcar métodos de reaproveitamento, investimento em pessoal e redução do consumo.
A análise laboratorial mensal de pontos específicos é realizada cumprindo a legislação vigente e os resultados comprovam que as medidas têm sido eficazes no controle da qualidade da água servida no HAM. De acordo com a arquiteta Amélia Zau, integrante do Comitê, “No último ano, podemos destacar a busca ativa por vazamento em especial no prédio da Oncopediatria, a instalação de novos redutores de vazão e hidrômetros, substituição de válvulas de descarga do tipo hidra, ampliação dos pontos de controle de coleta para análise, constituindo iniciativas que resultam em economia e controle do consumo da água. Chamamos a atenção, ainda, para a contribuição do Serviço de Qualidade do HAM que, junto ao Comitê, elaborou os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) com as rotinas das atividades desenvolvidas para o controle da qualidade da água, bem como a instalação do sistema de controle e monitoramento das águas dos circuitos de refrigeração dos aceleradores lineares da Radioterapia, promovendo o melhor funcionamento dos equipamentos.”.
A unidade investe também em capacitação. Dois integrantes do Comitê Gestor de Águas participaram de um curso no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e ações de melhoria recomendadas foram implantadas, como a aquisição de freezer para acondicionamento das amostras e controle da rotina de limpeza e manutenção dos bebedouros, além da troca de filtros. E mais: por orientação do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HAM, um representante do Comitê e todo o time do setor de Manutenção passaram por treinamento da NR35 (serviços em altura).
0 Comentários