
Equipe de Segurança do Trabalho treina colaboradores do HAM
- Publicado em 21/02/2020
- Aristides Maltez, Brigada de Emergência, Brigada de Incêndio, Capacitação, Gestão de pessoas, HAM, Hospital, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Prevenção de riscos, Segurança, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, SESMT, Treinamento
Acidentes acontecem e essa é uma máxima bastante verdadeira. É por isso que a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Brigada de Incêndio do Hospital Aristides Maltez (HAM) promoveram, na manhã desta sexta-feira (21), uma simulação de emergência com evacuação de pessoas para orientar colaboradores, acompanhantes e pacientes em como proceder em possíveis casos de acidentes e emergências.
Com a participação de olheiros (colaboradores que ficaram à parte observando as ações) e da diretoria do HAM, o simulado durou derca de 20 minutos e serviu para que os presentes pudessem vivenciar uma evasão e também avaliar os pontos de melhorias.
O diretor administrativo do HAM, Washington Couto, enfatiza que essas práticas são fundamentais para que toda a comunidade hospitalar saiba quais são as ações a serem tomadas em um momento crítico. Questionado sobre os próximos simulados, o diretor reforça que, durante o ano de 2020, serão realizados mais ações, focando na questão de incêndio. Washington conclui dizendo: “Mesmo não tendo ainda a avaliação final, a princípio o sentimento é de um grande sucesso de participação, comprometimento das pessoas e compreensão dos nossos pacientes, que mesmo sendo um simulado, aceitaram fazer as manobras necessárias no processo. Só temos o que agradecer, principalmente a todo o conjunto da Brigada de Emergência e a todos os colaboradores que participaram desse treinamento”.
Jucicleide Alves, colaboradora do setor de faturamento, que já participou de outras duas simulações, fala sobre a importância dessas atividades para a equipe: “A gente sempre pede para quem não tem o costume de participar que venha. Sempre mostramos a importância da Brigada de Incêndio devido aos últimos fatos que ocorreram em outros hospitais. Às vezes, as pessoas não estão preparadas para a situação de viver um sinistro e o simulado ajuda na questão de atuar com calma, tranquilidade e também em saber evacuar o ambiente para conseguir salvar a maior quantidade possível de vidas”, enfatiza.
Para Fransival Costa, gerente de Segurança do Trabalho e integrante da coordenação, a simulação faz parte de um trabalho que já vem sendo pensado há algum tempo: “Nós temos um plano de emergência no HAM e neste plano definimos quais são os riscos de incêndio e de emergência que o hospital tem. Baseados nisso, realizamos um planejamento de simulado e nesse planejamento partimos para a preparação”. Fransival esclarece ainda que “Esse foi um simulado de uma parte do hospital, treinar a evasão das pessoas de uma forma segura e cuidadosa, tanto os colaboradores como os pacientes, para que a gente possa ter um trabalho efetivo da Brigada de Emergência. Avaliamos, num processo como esse: tempo de atuação, a formação da equipe da brigada e se o que eles aprenderam no treinamento está sendo aplicado. Depois disso, a gente vai fazer uma análise crítica dos pontos positivos e das oportunidades, o que vai gerar um plano de ação para que possamos trabalhar e melhorar para que no próximo simulado tenhamos uma atuação ainda melhor e mais rápida para preservar vidas aqui dentro do HAMl”.
Sobre a experiência deste trabalho, Daniela Mendes, Técnica de Segurança do Trabalho e também integrante da coordenação, diz que: “O sentimento é de gratidão por tudo que temos trabalhado, as dificuldades são muitas, mas o aprendizado é constante, nós não queremos repetir o que aconteceu no passado com outros hospitais. Buscamos excelência para, em caso de um possível sinistro dentro da instituição, a equipe possa estar treinada, bem coesa, bem unida para trabalhar e fazer com que as pessoas saiam do local com segurança”.
Confira as fotos clicando aqui.
0 Comentários