
Gestores da LBCC e do HAM em Brasília
- Publicado em 05/06/2025
- Aristides Maltez, Combate ao câncer, Filantropia, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Ministro da Saúde, Oncologia, SUS
Uma comitiva do Hospital Aristides Maltez (HAM) e da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) esteve em Brasília, nesta quarta-feira (04), para reuniões visando melhorias para o tratamento oncológico na Bahia. A delegação foi composta por Maria Romilda Maltez, presidente da LBCC, Humberto Luciano, superintendente da LBCC, e Washington Couto, diretor administrativo do HAM, e contou com o acompanhamento do deputado federal Jorge Solla.
Durante a manhã, a equipe se reuniu com o coordenador nacional da oncologia do Ministério da Saúde, Dr. José Barreto e com a Dra. Suzana Ribeiro, diretora de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES). O principal tema foi a destinação, pelo Ministério da Saúde, de um novo acelerador linear, em substituição de um dos mais antigos. Os recursos já foram liberados pela Coordenação-Geral de Câncer (CGCAN) e estão aguardando apenas a transferência por parte do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Abordou-se também a necessidade de uma nova gama câmera para o serviço de medicina nuclear do hospital.
O HAM deu início ao cadastramento no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), fundamental para o apoio e desenvolvimento de projetos na área.
No período da tarde, a comitiva teve um encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Estiveram presentes o deputado federal Jorge Solla, a Dra. Suzana Ribeiro e a presidente do COSEMS Bahia, Stela Souza. A pauta principal foi a solicitação de auxílio financeiro para o HAM, que enfrentou um déficit superior a R$ 25 milhões no ano passado.
Tratou-se igualmente da inclusão do HAM no PERSUS 2 para a aquisição de outro novo acelerador linear, em substituição a um que opera há mais de 22 anos.
A Dra. Maria Romilda Maltez apresentou os números de 2024 do HAM, destacando a importância e a representatividade da instituição na Oncologia baiana. O Dr. Humberto Luciano, por sua vez, ressaltou a urgência da modernização da radioterapia, apresentando dados que comprovam que o hospital foi o segundo no país a tratar mais pacientes por radioterapia, pelo SUS, em 2024. Citou a inauguração da nova torre do HAM, que aumentará em 30% a assistência em oncologia clínica. O Dr. Washington Couto complementou, citando a relevância da substituição da gama câmara para a qualidade dos serviços oferecidos.
Por fim, o ministro foi convidado a visitar o HAM para conhecer melhor suas particularidades e seu desempenho.
Confira as fotos:
0 Comentários