
Hemoba inicia atendimento hemoterápico ao Hospital Aristides Maltez
- Publicado em 18/09/2024
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Doação de sangue, HAM, Hematologia, HEMOBA, Hemoterapia, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Solidariedade, SUS
A partir desta quarta-feira (18), a Fundação Hemoba iniciará o atendimento hemoterápico ao Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador. A unidade hospitalar, especializada em tratamento oncológico, passará a receber hemocomponentes da Hemoba, o que reforça a necessidade urgente de doadores para manter os estoques de sangue em níveis adequados.
O HAM realiza uma média de 1.500 transfusões de hemocomponentes por mês, sendo a maior demanda por plaquetas, essenciais para o tratamento do câncer. Com a nova parceria, a Hemoba terá um acréscimo na demanda, que será de 800 a 1.000 bolsas de sangue mensais. Atualmente, a Fundação coleta cerca de 11.000 bolsas de sangue por mês, o que representa cerca de 3.000 bolsas de sangue por semana, para atender toda a Rede SUS da Bahia.
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30. Para informações sobre os horários de atendimento das demais unidades de coleta na capital e no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.
0 Comentários