
80 mulheres e 4 homens são atendidos em mutirão de câncer de mama promovido pelo HAM e pelo Instituto Protea
- Publicado em 31/05/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Biópsia, Câncer, Câncer de mama, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mamografia, Mastologia, Mutirão, Mutirão de atendimentos, Oncologia, SUS, Ultrassonografia
Uma manhã de cuidados dedicados ao combate do câncer de mama. O mutirão de atendimentos do Hospital Aristides Maltez (HAM) e do Instituto Protea, realizado no último sábado (27), atendeu 84 pacientes, que passaram por consulta e receberam o encaminhamento necessário de acordo com a avaliação da equipe multidisciplinar que atuou durante a ação. Foram realizadas 13 mamografias, 14 ultrassonografias simples e 13 biópsias, tendo sido matriculados 38 pacientes na unidade filantrópica. Além disso, há a previsão de agendamento para outras 23 mamografias e 37 ultrassonografias a serem efetuadas posteriormente.
Dra. Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, ressalta: “Neste mutirão, tivemos o propósito de facilitar, especialmente, o acesso ao tratamento àquelas pessoas que já possuíam suspeita diagnóstica da doença e, assim, poder aumentar as chances de cura. Ficamos satisfeitos com o sucesso da iniciativa, pois alcançou seu principal objetivo e estamos empenhados em ampliar ainda mais os nossos resultados nos próximos que estão por vir. Tudo isso em prol do cuidado a mulheres e homens também, como vimos nesta edição!”.
A senhora Cleonice Rocha falou sobre o alívio do atendimento: “Já tentei consulta em dois grandes hospitais porque eu fui na ginecologista e ela me deu um relatório pedindo que eu procurasse o quanto antes uma mastologista. Minha família toda estava tentando e nada. Eu fiquei perdida e angustiada também porque a médica tinha me dito que meu nódulo era grande. Todo ano eu faço mamografia, faço ultrassom, aí fui fazer esse exame de rotina e surgiu esse nódulo. Aí a gente já fica assustada. Agora, eu já passei até pela biópsia aqui. Adorei o atendimento, é uma médica maravilhosa. Amei mesmo, foi dez. Já estou aliviada pelo menos de ter sido atendida, agora é ir em frente”.
Embora apresente baixa incidência entre o público masculino, é possível o desenvolvimento do câncer de mama em homens. E é por isso que o senhor José Henrique Silva compareceu ao mutirão ao identificar um cisto no peito. O paciente se mostra esperançoso: “Eu pensava que seria só uma consulta, mas passei por vários exames. Eu creio em primeiro lugar no Senhor e depois na Medicina. Ele deixou os médicos aqui na Terra para cuidar de nós. Então, eu creio!”.
Até o mês de dezembro, a meta é elevar em 35% o número de atendimentos de câncer de mama. A previsão é que sejam realizadas mais 3 edições do mutirão ainda em 2023.
Dezenas de profissionais dos setores de Mastologia, Mamografia, Nutrição, Recepção, Higienização, Tecnologia da Informação, Faturamento, Enfermagem, Comunicação e Marketing, entre outros, atuaram no mutirão.
Confira as fotos:
0 Comentários