
Dia Nacional de Combate ao Câncer reforça medidas de prevenção e diagnóstico precoce
- Publicado em 27/11/2021
- 100% SUS, Acolhimento, Aristides Maltez, Câncer, Câncer de próstata, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Humanização, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, SUS
O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado neste sábado (27), tem como objetivo reforçar medidas de prevenção e diagnóstico precoce, além da importância do tratamento.

José Brito dos Santos, paciente do Hospital Aristides Maltez
Paciente do Hospital Aristides Maltez (HAM) há dois anos, José Brito dos Santos, 57 anos, diz: “Eu acredito muito na ciência. No início, eu não fui negligente. Fui ao médico, fiz exame, que deu alterado, e ele passou biópsia. Só que aí fui procurar uma clínica e tomei um choque com o valor. Criei uma revolta e só depois de três anos fiz o exame. Foi quando eu fui diagnosticado com câncer de próstata. Quando cheguei aqui, já estava em um estado mais complicado. Ninguém dava nada por mim e hoje eu já incentivo e passo imagem positiva para as pessoas”. Ele sai do povoado de Cruzeiro de Lage para o tratamento de quimioterapia quinzenalmente e chama a atenção também para a necessidade do bom atendimento: “O atendimento é melhor do que o medicamento. Eu acho aqui do Aristides Maltez melhor do que muitos particulares”. José finaliza com um alerta: “Procurem fazer os exames e se cuidar. Graças a Deus eu estou me cuidando”.
O HAM, unidade 100% SUS, recebe cerca de 3.500 pessoas em suas instalações a cada dia. Somente no primeiro semestre de 2021, a unidade filantrópica 100% SUS registrou 4.263 casos novos de câncer e realizou mais de 2,2 milhões de procedimentos. É também quem mais realiza cirurgias oncológicas e aplicações de radioterapia e um dos primeiros em ciclos de quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil.
Para marcações de triagem e realização de matrícula, novos pacientes com diagnóstico ou suspeita clínica de câncer devem entrar em contato de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 12h, exclusivamente pelo telefone (71) 3357-6900.
0 Comentários