HAM recebe o I Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária do Norte e Nordeste
- Publicado em 05/03/2024
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Câncer de mama, Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária, HAM, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mastologia, Oncologia, SBM, SUS
Na última quinta-feira (29) ocorreu, no Auditório Honorato Maltez, a cerimônia de abertura do 1° módulo do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária. A iniciativa é fruto da colaboração entre o Hospital Aristides Maltez (HAM) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Sob a coordenação da Dra. Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, do Dr. Paulus Fabricio Ramos, mastologista da SBM, e da Dra. Sálvia Canguçu, mastologista do HAM, a 1ª edição do curso na região Norte e Nordeste se apresenta como uma oportunidade singular para profissionais de saúde e pacientes que estão em tratamento oncológico no HAM.
A Dra. Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), recepcionou a todos: “É maravilhoso tê-los aqui. Aqueles que passaram pelo HAM aprenderam e continuam com o coração neste lugar. Estou à disposição para qualquer necessidade que possam ter. A Liga Bahiana Contra o Câncer oferece apoio a todos e, embora não sejamos formalmente um hospital de ensino – e sim de assistência – atuamos como tal. Lidamos com dificuldades imensas e a nossa atuação é sempre um desafio. Por outro lado, somos entusiastas do Sistema Único de Saúde (SUS), que, como tudo na vida, requer cuidado e aprimoramento constante. Recebemos todos vocês com gratidão e alegria!”.
Dr. Augusto Tufi Hassan, presidente da SBM, ressaltou: “Reconhecemos a importância de ensinar o básico aos mastologistas para que possamos compreender e interpretar adequadamente essa disciplina hoje. Portanto, quero estender as boas-vindas a todos. Este é o lar da Medicina e sinto-me extremamente honrado por estar aqui. Lutei nacionalmente para garantir que a especialização em Mastologia fosse reconhecida e integrada a este ambiente, o mínimo que eu poderia fazer em reconhecimento pelo apoio recebido ao longo do tempo. Desejo a todos vocês apoio contínuo da Sociedade Brasileira de Mastologia, comprometida em proporcionar um ambiente educacional com professores de renome, como foi prometido. Sejam todos bem-vindos e aproveitem essa jornada com o respaldo da Sociedade e de toda a comunidade médica.”.
O secretário-geral da SBM, Dr. Roberto Kepler, reforçou: “Participamos ativamente dessa luta algumas décadas atrás e hoje colhemos os frutos desse esforço, vendo o Brasil se consolidar como referência mundial em Oncoplastia. Grandes mestres brasileiros agora ensinam essa especialidade em todo o mundo, evidenciando o reconhecimento merecido. Não há data mais significativa do que agora para a Oncoplastia se integrar à área de atuação dos oncologistas. Isso nos enche de alegria e satisfação ao testemunhar a evolução e expansão desse campo para outras áreas, como a Oncogenética. Estamos orgulhosos de ter uma gestão participativa, onde cada passo reflete o comprometimento com o avanço e a excelência.”.
Nesta sexta-feira (01) e sábado (02), os alunos participantes do curso passaram por aulas teóricas e práticas ministradas pelo Dr. Regis Paulinelli, presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM, e do Dr. Fabrício Brenelli, ex- presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM e atual presidente do Departamento de Relações Internacionais da SBM, tendo sido realizadas 6 cirurgias.
Ao longo do ano, estão programados, no total, 11 módulos, cada um representando uma valiosa chance para os participantes aprimorarem suas habilidades e conhecimentos.
A expectativa é beneficiar mais de 99 pacientes, sublinhando não apenas a relevância desse curso para a formação médica, mas também o impacto positivo que terá na vida das mulheres que enfrentam o desafio do câncer de mama.
Confira as fotos:
0 Comentários