
Outubro Rosa: 76 pacientes são atendidas em mutirão
- Publicado em 14/10/2022
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Câncer de mama, Combate ao câncer, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mastologia, Mutirão, Mutirão de atendimentos, Oncologia, Outubro Rosa, SUS
O mutirão de atendimentos do Hospital Aristides Maltez (HAM) realizado no último sábado (08) atendeu 76 pacientes, que passaram por consulta e receberam o encaminhamento necessário de acordo com a avaliação da equipe multidisciplinar que atuou durante a ação. Foram realizadas 62 mamografias, que foram complementados com a ultrassonografia de mamas quando necessário, e 1 biópsia guiada por ultrassonografia. Foram matriculadas 8 pacientes no HAM.
Entre as pacientes atendidas, Maria Inês explica: “Eu vim para o mutirão por causa da doença porque na minha família já tivemos alguns casos, não de câncer de mama, mas de outros tipos. E a gente não está imune, né?! Eu vim pensando na prevenção”.
A prevenção também foi o motivo que levou Joselita Pitanga ao HAM, que foi surpreendida pelas atividades realizadas na ação: “Foi uma grande surpresa: eu vim fazer a mamografia e quando eu cheguei aqui eu vi essa montagem, esse espetáculo! Não esperava! Já passei pela mastologista, fiz exame de toque e já vou ser logo encaminhada para a mamografia. Gostei muito! Eu procuro me cuidar, todo ano eu faço a mamografia. Eu sempre fiz atividade física, musculação, boxe… Com 62 anos, eu me apaixonei pela corrida de rua e não parei mais. Hoje estou com 69 anos, às vésperas dos 70 anos, mas já fiz minha primeira meia maratona”. Joselita deixou um recado também: “Eu aconselho a todos que se movimentem, mesmo que seja uma caminhada 3 vezes por semana. Isso já ajuda muito, inclusive, como uma das formas de prevenção do câncer de mama. Saiam do sofá que ainda dá tempo de se cuidar!”.
Dra. Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, traça um panorama das iniciativas: “Buscamos focar em dois pontos fundamentais nesse Outubro Rosa: a disseminação de informação e a facilitação de acesso ao diagnóstico precoce. Nesse sentido, realizamos na sexta feira, dia 07/10, o curso de detecção precoce do câncer de mama, visando orientar muitos técnicos de Enfermagem e Mamografia de diversos municípios, bem como as profissionais que trabalham na área de saúde com a mamografia, e que irão estar em contato com essas mulheres, devendo replicar essas informações, o que só irá trazer benefícios para as pacientes. Outra iniciativa importante foi a promoção de um mutirão, que realizamos no dia 08/10 e que teve o propósito de facilitar o acesso a um diagnóstico precoce e abreviar o início do tratamento. O nosso objetivo maior é salvar vidas também no Outubro Rosa e o propósito do nosso mutirão foi de realizar um atendimento integral, onde a paciente realizou a consulta, os exames de imagem e já saiu com seu diagnóstico em mãos e matriculada no hospital de referência como o HAM, para dar encaminhamento ao tratamento. Além disso realizamos palestras e vivências com as pacientes, estimulando hábitos de vida saudável que já se sabe que são uma forma de prevenção que diminui o risco de desenvolver câncer de mama. Ficamos muito felizes com o sucesso do mutirão, pois alcançou seu principal objetivo: conscientizar sobre a importância da doença e possibilitar a detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura das mulheres diagnosticadas”.
O mutirão contou também com o apoio do Núcleo Integrado de Mastologia e com a participação do coral do Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (GAMMA) do HAM, que se apresentou nas recepções do ambulatório de Mastologia e da Mamografia.
Confira as fotos:
0 Comentários