Ministra da Saúde Nísia Trindade e deputado Jorge Solla recebem a maior honraria da Liga Bahiana Contra o Câncer
- Publicado em 31/08/2024
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, HAM, Honraria, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Ordem do Mérito, Reconhecimento, SUS
Por decisão unânime do Conselho Deliberativo da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), a ministra da Saúde, Dra. Nísia Trindade Lima, foi agraciada na noite desta sexta-feira (30), com a Comenda de Grã-Cruz da Ordem do Mérito da entidade filantrópica pelos relevantes serviços prestados à população brasileira e, em especial, ao Hospital Aristides Maltez (HAM). A cerimônia que aconteceu no auditório Honorato Maltez, em Salvador, outorgou ainda a insígnia de Comendador ao deputado federal Jorge Solla.
A Dra. Maria Romilda Maltez, presidente da LBCC, abriu o evento: “Esta é uma noite de alegria, de manifestação de sentimentos nobres, uma ode à solidariedade daqueles que, em posição de destaque, se debruçam sobre as dores do povo e se propõem a minorá-las.”.
Comovido, o superintendente da LBCC, Dr. Humberto Luciano fez um discurso impactante compartilhando três emoções por ser convidado para homenagear pessoas que combatem o câncer: a magnitude da doença e seu impacto, a diversidade cultural da Bahia representada pelos homenageados e o paralelo entre a fundação da LBCC e sua atualidade. Ele destacou a importância do trabalho de Nísia Trindade e de Jorge Solla e relembrou a história da LBCC, desde sua criação pelo prof. Aristides Maltez até os dias atuais, enfatizando a necessidade de apoio à saúde pública e o papel crucial das instituições filantrópicas. Concluiu ressaltando o desejo de possibilitar esperança e dignidade aos pacientes com câncer: “A LBCC e o HAM querem oferecer aos mais necessitados o espetáculo da vida, da igualdade, da esperança… Os portadores de câncer querem oportunidades.”.
Já o deputado Jorge Solla agradeceu: “Fazer parte desse grupo seleto que se dedica tanto a uma instituição com essa magnitude e essa importância na história da Saúde Pública me orgulha muito. Muito obrigado a todos!”.
Gratidão também demonstrada pela ministra da Saúde: “Estou vivendo aqui essa homenagem, que muito me comove e agradeço porque eu sei que ela é fruto de um entendimento comum que temos sobre os grandes desafios do Sistema Único de Saúde, sobretudo no que se refere ao tratamento, ao cuidado adequado, ao cuidado digno às pessoas que sofrem com câncer. Então, eu quero agradecer de coração!”. E completou: “Ao fazer parte da comunidade da Liga Bahiana Contra o Câncer, eu me sinto feliz por me unir a pessoas que historicamente realizam um trabalho incansável e de tão grande mérito. Esse reconhecimento que vocês a mim concebem é um motivo de orgulho, de honra, mas sobretudo de fazer pensar na grande responsabilidade que temos na reconstrução do SUS, em uma política de câncer de forma digna e que permita salvar vidas em nosso país e que nos permita também um futuro com mais esperança para o nosso país, com democracia, com o SUS fortalecido e com a ciência, com as suas evidências e tudo aquilo que também é conquista desse trabalho incansável no campo da saúde estejam efetivamente a serviço de todos.”.
Dr. Pascoal Marracini, presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), afirmou: “Este evento mostra a pujança que o Hospital Aristides Maltez tem, não só na Bahia, como a nível nacional. Então, fazendo uma homenagem para a ministra da Saúde, para o deputado Jorge Solla, só demonstra a expectativa e a forma como o HAM trabalha em prol da filantropia, em prol dos mais necessitados. É um parabéns para o Maltez e também para o deputado e para a ministra por estarem sendo homenageados por um hospital filantrópico, um hospital que realmente luta pelos direitos da filantropia.”.
A Ordem do Mérito foi criada em 1976 pelo médico oncologista Dr. Carlos Aristides Maltez, quando presidente da LBCC, para agradecer e homenagear benfeitores que contribuíram para a instituição e para a saúde pública do país, sendo a sua maior honraria.
Confira as fotos:
0 Comentários