Radioterapia: Hospital Aristides Maltez incorpora equipamento de alta tecnologia
- Publicado em 22/08/2024
- 100% SUS, Acelerador linear, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Halcyon, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Radioterapia, SUS
O Hospital Aristides Maltez (HAM) inaugurou, nesta quarta-feira (21), o seu 5º acelerador linear, adquirido com doações da sociedade e recursos próprios da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) e do hospital, representando um vultoso investimento. O equipamento promete revolucionar os serviços de radioterapia oferecidos pela instituição, ampliando o acesso e a qualidade do tratamento com um aumento significativo de mais de 30% nos atendimentos.
Tenille Espinheira, gerente regional Varian Nordeste fala sobre o aparelho: “O Halcyon instalado aqui no Aristides Maltez é, hoje, o primeiro da Bahia. É um equipamento disruptivo que vai trazer um tratamento de mais alta qualidade para a radioterapia no estado, com muito mais possibilidade de tratar mais pacientes em menos tempo.”.
O novo acelerador linear permitirá, ainda, a realização de um tratamento mais preciso, menos invasivo e mais seguro. Isso significa mais esperança e conforto para aqueles que enfrentam a batalha contra o câncer, conforme explica a radioncologista Dra. Luciana Vignoli: “O Halcyon é um aparelho de alta tecnologia que faz a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e Radiocirurgia Estereotáxica, o que vai melhorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes, tanto crianças quanto adultos, com menos efeitos colaterais e mais qualidade de vida.”.
A Dra. Maria Romilda Maltez, presidente da LBCC, também celebra: “A palavra ‘conseguimos’ é muito forte quando falamos do Halcyon, pois ele foi conseguido às nossas custas, da LBCC e do HAM, graças a empréstimo bancário e doações. Esta realização nos deixa muito felizes, pois sempre buscamos proporcionar ao paciente SUS tudo o que um paciente de maior poder aquisitivo teria. É com muita alegria que nós comemoramos a apresentação do Halcyon.”.
Paulo Barbosa, subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, pontua entusiasmado: “É extremamente importante a gente dispor de uma tecnologia desse nível em um hospital filantrópico que é 100% SUS. A gente está falando de um equipamento que expõe menos o indivíduo à radiação ionizante, que consegue ter uma maior precisão no campo de radiação, podendo inclusive fazer as cirurgias por radioterapia, então, é um avanço imenso. E eu ressalto que isso se dá em uma instituição que atende 100% a clientela SUS. Eu estou muito alegre, temos muito a comemorar, muito.”.
Conquista também ressaltada por Alexandre Reis, secretário municipal da Saúde: “É um momento de felicidade. Os usuários agradecem a possibilidade de ter à disposição o que existe de melhor hoje no mundo. Eu vi pelas explicações que a gente consegue aumentar consideravelmente a quantidade de pessoas que podem usufruir desse serviço, serviço de ponta, um serviço de vanguarda aqui na Bahia. Então, a Prefeitura de Salvador hoje se anima e felicita o Hospital Aristides Maltez por todo esse serviço prestado à população, não só de Salvador, não só da Bahia, mas do Brasil.”.
A inauguração do novo acelerador linear representa um marco no tratamento do câncer na Bahia, reforçando o compromisso do HAM em oferecer atendimento de excelência e acessível a toda a população.
Confira as fotos:
0 Comentários